domingo, 22 de janeiro de 2012

14 - Energia Nuclear - Reflexões


Quando criei o blog, minha intenção desde o início foi, sempre que possível, comentar sobre qualquer assunto que considerasse importante, isto eh, o blog eh sobre Xadrez, mas não trata apenas sobre esse tema.
No dia 19/janeiro, acidentalmente, acabei sintonizando a TV Senado e pude ver a reportagem sobre energia nuclear, onde foi apresentado um lado que muitos desconhecem. Quando se fala sobre energia nuclear, muitas pessoas remetem a bomba atômica (Hiroshima e Nagasaki) ou aos acidentes nucleares (Chenorbil, Goiânia e Fukushima) e simplesmente repudiam o seu uso. Eh óbvio que o manuseio de material radioativo não eh como o de produtos normais, demandando um nível de segurança extremamente elevado e pessoal qualificado.
Este eh mais um assunto que exige uma análise séria, porque os benefícios da energia nuclear e seus produtos são muitos extensos. Áreas como medicina, agricultura, comunicações e outras são grandes usuárias, o que proporciona uma melhor qualidade de vida para as pessoas. E não podemos esquecer o ARRASTO TECNOLÓGICO que ela cria, pois para desenvolver todo o Complexo Industrial Nuclear eh necessário grandes avanços em metalurgia, química, eletrônica, mecânica e outras áreas industriais. Eh o tipo de desenvolvimento que possui uma grande capilaridade com amplos benefícios e que o Brasil ao longo desses 61 anos tem desenvolvido de forma estruturada e com amplo reconhecimento internacional. O país possui a 6ª maior reserva do minério e o que não pode deixar de ser lembrado eh que o nosso projeto eh TOTALMENTE PACÍFICO, sendo que o mesmo ateh se encontra definido na Constituição Federal.

Abaixo seguem os vídeos:


Esses vídeos estão no site da TV Senado.


A luz do conhecimento nos guia pelas trevas da ignorância.

Nenhum comentário: