sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

10 - A quem interessa a melhoria da Fexerj?


Alguns fatos que acontecem podem ultrapassar as fronteiras do assunto original, com consequências positivas ou negativas. Seguindo essa ideia, vamos analisar o que acontece quando um fato positivo ocorre em determinado assunto. Vamos ver um exemplo fora do universo do xadrez e depois analisar como seria no nosso âmbito.
Exemplo: videogames e tablets. Recentemente o governo reduziu a carga de impostos sobre esses dois produtos e o que se seguiu a isso? Fábricas foram abertas e novas estão sendo construídas para atender aos pedidos com todos os benefícios que tal empreendimento traz (empregos diretos e indiretos, pessoal contratado para construção e manutenção etc). Junto a isso, toda uma gama de acessórios que foram criados para esses produtos demandou a criação de pequenas empresas e de todo um comércio envolvido, com publicações específicas, assistência técnica entre outros. Somando-se a isso tem a parte de aplicativos que passaram a ser desenvolvidos aqui no país, pois com o aumento do número de usuários brasileiros, justificou em muito, a criação local.
Podemos ver, através deste exemplo citado e de outros em maior ou menor grau, que quando as condições melhoram as vantagens se espalham e alcançam setores que teoricamente não possuem ligação com o assunto original.
Então vamos procurar responder a pergunta título desta postagem. A quem interessa a melhoria da Fexerj?
Primeiramente aos próprios enxadristas que passariam a ter um maior número de competições oficiais, sendo realizadas em condições de jogo condizentes com a atividade. Eventos bem organizados, com horário sendo cumprido, corpo técnico qualificado. Torneios com rating FIDE teriam a sua oferta aumentada o que facilitaria a obtenção de títulos pelos jogadores locais.
Com melhores condições, as pessoas teriam o interesse no esporte ampliado, propiciando um aumento no número de praticantes, o que levaria naturalmente a um aumento do número de pessoas procurando um clube para se associar. Com o número de associados maior, os clubes teriam maior vitalidade, o que poderia se refletir com maiores recursos, atividades internas e outros benefícios. Não podemos esquecer que com o maior número de praticantes, a descoberta de talentos naturais ficaria facilitada, porque muitas pessoas têm o dom, mas não praticam, o que leva a perda dessas promessas sem nem mesmo elas terem tido a chance de saber que poderiam jogar xadrez.
Com o interesse ampliado na sociedade, ficaria mais fácil a implementação do Xadrez Escolar nos municípios. O fomento oficial eh de grande importância, porque através das escolas, pode-se alcançar um público bem maior que a iniciativa privada alcançaria. Outra vantagem do xadrez escolar eh que atuando nas escolas iria se atingir um público jovem e ainda em formação, o que facilitaria o aprendizado do tema.
O pessoal envolvido também teria seus horizontes ampliados. Árbitros, monitores e técnicos teriam uma maior demanda para seus serviços. Para os árbitros (que devem ser remunerados) teria a vantagem da experiência constante, provocando o aprimoramento técnico. Com a ampliação da oferta do Xadrez Escolar, cresceria a necessidade de monitores capacitados a ministrar aulas aos estudantes. E por fim os técnicos teriam uma procura maior para seus serviços. A função do técnico eh muito importante, porque eh ele que aprimora o enxadrista que quer melhorar e aumentar seu nível, permitindo assim o “passo seguinte” de forma orientada, de modo que o caminho seja menos sinuoso, fazendo com que o enxadrista canalize a sua energia de maneira eficiente.
Os exemplos anteriores estão inseridos no universo do xadrez, mas como jah foi mencionado antes, em situações em que um “negócio” melhora, muitos seguimentos são beneficiados. Para exemplificar podemos citar, ainda, o ramo alimentício e hoteleiro.
Com maior número de atividades, os participantes (jogadores, organização, árbitros, acompanhantes) usarão os serviços de restaurantes, lanchonetes e afins, seja para refeições ou para apenas um lanche rápido.  Com gastos de 10 a 25 reais, por dia, para cada pessoa e com uma média de 40 participantes podemos ver que o impacto local vai de 400 a 1000 reais, por dia! E isso seria apenas o gasto ligado a alimentação, pois a pessoas também iriam consumir outros produtos/serviços.
O setor hoteleiro das cidades que sediassem eventos também seria beneficiado com hóspedes que de outra forma não estariam naquela região. Cidades como Petrópolis, Araruama e Angra dos Reis, dentre outras, teriam uma maior procura, bem como os serviços locais de turismo, alimentação e compras.
Podemos concluir então que toda uma gama de pessoas, sendo que algumas delas nem sabem que existem xadrez organizado no Estado, tem interesse que a Fexerj esteja sendo conduzida de forma saudável, correta e planejada. Com uma Fexerj cumprindo com seus objetivos, as vantagens seriam percebidas e sentidas por muitos (enxadristas ou não), mostrando assim, que o interesse da melhoria da Fexerj eh de todos aqueles que querem trabalhar corretamente.

Um comentário:

Romildo Carvalho disse...

Exclamou!!!!!
Se você jogasse o quanto escreve, seria um grande mestre!!!
Parabens!!!! boa matéria!!!!