segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

05 - O valor da tradição

Ontem, 08/janeiro, saiu no site do Chessbase o post sobre um dos Torneios de Xadrez mais tradicionais do calendário: Tata Steel Chess Tournament, cujo nome anterior era Corus, mas que eh mais conhecido pelo nome da cidade em que ocorre, Wijk Ann Zee (Leia a matéria completa em inglês Aqui. Leia em espanhol Aqui.). Este torneio se iniciou em 1938 e estah na sua 74ª edição, sendo dividido em 3 grupos com 14 jogadores cada, junto com outras atividades (xadrez rápido, torneio de amadores etc). Devido a sua regularidade (apenas em 1945 não foi realizado), se tornou um dos torneios mais conhecidos dos enxadristas.
Quantas partidas jah não analisamos e junto com o nome dos jogadores e o ano, lemos esse nome quase mágico: Wijk Ann Zee? No meu caso, foram inúmeras vezes e isso faz com que a localidade se torne ainda mais familiar depois de vários torneios e suas respectivas reportagens, com as fotos e vídeos que a internet nos proporciona. Quando os relógios forem acionados as 08:30 do dia 14 de janeiro e o centro das atenções do mundo enxadristico se moverem para aquela pequena cidade na costa da Holanda, o que na verdade teremos eh o início de um evento que pertence a cultura do Xadrez e aos enxadristas e que esperamos perdure por muitos anos.
O grupo A desse ano, eh o mais forte da história do torneio (  Ø=2755, cat XXI ) e seus participantes gostam de "jogar pra fente", o que deve proporcionar excelentes confrontos. Nos grupos B e C, teremos um número expressivo de mulheres e jovens promessas que provavelmente vão querer mostrar o seu melhor, sobre o tabuleiro. Com tudo isso, a expectativa eh de mais um torneio com partidas que irão enriquecer a História do Xadrez e mostrar o porque do nosso fascínio por este esporte tão nobre.

5 comentários:

Thales Castro disse...

Alexandre.. td bem??.. belo blog.. parabéns.

Sobre Wijk aan Zee, se vc me permite, eu queria destacar a ausência do ANAND. Finalmente o Campeão Mundial, após um desastroso rendimento em 03 torneios seguidos resolveu descansar um pouco e focar o Match que vale o Título contra o Boris Gelfand (O Match de quarentões que acontecerá em Maio de 2012, não é o primeiro da história como muitos estão dizendo por aí, já que em 1908, Emmanuel Lasker e Tarrasch tinham 40 e 46 anos de idade, respectivamente, quando decidiram o título.... hehehe)

Mas, dizem que o Anand não foi disputar TATA STEEL 2012, justamente por causa do mal momento que vive e que começou em set/11 aqui no Brasil, quando da disputa da1a fase do Grand Slam Masters, a 2a foi em Bilbao. No total Anand empatou 06 jogos, ganhou 02 e perdeu outros 02 = 50% de rendimento.

Logo após, no início de Novembro, ANAND e a ELITE foram disputar o famoso TAL MEMORIAL em Moscou, e o Campeão do Mundo conseguiu a proeza de empatar todas as suas NOVE partidas. ... eita lêlê... Novamente 50%.

O último esforço, em dezembro, foi no LONDON CHESS CLASSIC, lá estavam todas feras novamente, e Anand, mais uma vez, não estava inspirado e cravou os 50% de "praxe", empatando seis jogos, vencendo um e perdendo um, que foi contra o Nakamura em um erro bisonho(tava assistindo ao vivo, pra variar hehehe). Enquanto isso.. o Carlsen seguia dando show em todos os torneios. As suas partidas eram sempre as últimas a acabar, demonstrando um espírito de luta incrível e uma vontade de vencer ímpar. Guerreiro o Magnus.

Unindo esses torneios jogados, teve um momento em que o ANAND, salvo engano, em 14 jogos havia empatado os 14.. tava virando piada no meio, já :)

Como "prêmio", Anand caiu para 4º do Mundo na lista de Jan/12, o que pra eles lá, certamente é uma "tragédia" :)

Bem, eu tinha um professor de matemática que falava que se uma pessoa tirasse sempre nota 5 em 10, ela seria medíocre, pq estava na média. Então.. ôo Anand.. vai ser medíocre assim lá na Índia.. vai descansar que praga de paulista pega... afinal, tudo começou em São Paulo :)

Grande Abraço Lima.

Unknown disse...

Thales, bom dia.
A questão aqui eh: o anand estah jogando mau porque estah se preparando para o match ou ele estah jogando mau porque realmente estah em um momento técnico ruim? Diz a lenda que os jogadores a véspera de um match que vai decidir o Campeão do Mundo, sempre jogam abaixo do esperado. Vamos ver como o Gelfand vai se comportar para saber se a lenda eh verdadeira!

Thales Castro disse...

Alexandre.. tem uns que dizem que ele tava jogando mal de propósito, para esconder o jogo, mas ratificam que ele é o favorito para vencer o Match. Enquanto ele não joga... vale a pena assistir o Carlsen, pq os outros são bem chatos :)

Abraços

amasca disse...

Oi Alexandre,

eu tive um enorme prazer de jogar em Wijk Ann Zee (que significa em português simplesmente "Vila ao mar") em janeiro de 1987.
Se não me engano era sua 49a. edição e no grupo principal o Short ganhou com relativa facilidade.

Eu joguei no terceiro evento do festival, um open, e também joguei o torneio de ping. Tudo ocorre em paralelo no ginásio desportivo da cidade e bem perto tem um bar/restaurante que acolhe dezenas de enxadristas do festival todas as tardes/noites e onde é uma festa para nós enxadristas!

Foi uma experiência inesquecível e pretendo voltar lá um dia. A cidadezinha inteira vive xadrez nessa época do ano. Ao chegar lá de ônibus, após um trecho de trem desde Amsterdam, você se depara com uma vila totalmente decorada com motivos de xadrez e como há poucos hotéis, vários moradores alugam quartos para enxadristas somente durante esta época do ano!

Para mim um momento de muita emoção foi constatar que naquele ano eu era o único brasileiro presente e que a nossa bandeira estava lá por minha causa.

E saiba que nas cercanias da cidade existe uma siderúrgica... Que se chamava Hoogovens, que significa "Altos Fornos". Que era o nome original do torneio. Essa siderúrgica foi vendida para a Tata Steel há alguns anos e ela manteve o patrocínio ao evento, tal sua relevância histórica para a cidade.

Vou voltar lá algum dia, nem que seja apenas para assistir as partidas...

Um abraço,
Mascarenhas

Unknown disse...

Mascarenhas, boa noite.
Realmente deve ter sido uma experiência ímpar. Jogar um torneio famoso, observar a elite do esporte, viver durante alguns dias toda uma atmosfera voltada para o Xadrez e ver toda uma conjunção de fatores voltados para uma atividade tão positiva. Poderia ateh ser utopia querer um evento, com essa ideia, por aqui no Brasil mas sonhar não custa nada...