domingo, 8 de janeiro de 2012

04 - Controle de tempo

O Xadrez tem sofrido mudanças quanto à forma de sua realização nos últimos anos que envolvem desde cigarros a telefones celulares, mas a mudança que talvez tenha tido mais impacto nos últimos 20/30 anos provavelmente foi o controle de tempo. Quando jogadores que jah participavam de eventos oficiais nos anos 70 e 80 relembram esse período, um dos assuntos invariavelmente eh o contraste do controle de tempo que existia na época e o controle atual. Naquele período o controle costumava ser 2h 30min/40lances + 1h/20lances + 30min. As partidas tinham lance secreto e adiamentos para o dia seguinte. Hoje, nos torneios pensados da Fexerj o padrão eh 1h nocaute com 3 rod/dia, enquanto nos torneios que valem FIDE (Convergência e Fexerj) o padrão eh 2h nocaute (relógio mecânico) e/ou 1h 30min + 30s (relógio digital) com até 2 rod/dia. O comentário generalizado eh de que essa mudança tem afetado de forma negativa o nível do jogo realizado, o que não deixa de ser verdade, mas a pergunta que não quer calar eh: Existe realmente um problema e ele apresenta solução?
Hoje existe uma grande oferta de torneios tipo blitz, relâmpago e rápido que são eventos de um dia apenas e que possuem outro tipo de objetivo. Como são atividades de apenas um dia, apresentam várias facilidades (local, deslocamento, horário etc.) e por isso, atendem principalmente aquelas pessoas com dificuldades de tempo. Mas essas modalidades “não eh xadrez” como alguns gostam de falar. O que realmente importa para os jogadores mais exigentes são as partidas que valem rating (xadrez pensado), seja ele Fexerj, CBX ou FIDE.
O xadrez pensado possui características que torna muito mais complicado a sua realização e essas complicações afetam tanto os organizadores quanto aos jogadores.
Por parte da organização o nível de itens a serem cumpridos tem um aumento significativo:
  1. Árbitros qualificados (FIDE, CBX, Fexerj);
  2. Local com fácil acesso todos os dias, isto eh, não sujeito a obras, interdições e outras coisas do tipo;
  3. Ter datas disponíveis. 2011 foi um péssimo ano para promover torneios, jah que boa parte dos feriados foi entre terça e quinta, quando não era no fim de semana (FDS) e o único feriadão foi em abri. Esse quesito junto com o anterior cria uma grande dificuldade, principalmente para os clubes do interior que ficam dependentes de feriadão para promover um IRT por exemplo. Evitar conflitos com outros eventos, principalmente enxadrísticos,  eh algo que também afeta o calendário, uma vez que ocorre um aumento do número de dias;
  4. Local para alimentação, pois em alguns lugares não existe um comércio próximo, aberto aos domingos, o que obrigaria um grande deslocamento de todos;
  5. Outros quesitos logísticos (porteiro, lugar calmo etc.).

Por parte dos jogadores, as dificuldades também aumentam:
  1. Ter disponibilidade de tempo, pois possuem vida paralela (família, trabalho, estudos etc.);
  2. Ter condições de suporta o ritmo do torneio, já que praticar 6h/8h dia pode ser difícil para alguns, como ocorre nos torneio de 1h com 3 rod/dia ou 1h 30m com 2 rod/dia;
  3. Não estar sujeito a mudanças bruscas de agenda, pois se programar para um torneio curto (do tipo 1 ou 2 FDS ou 3 a 4 dias quando se tem um feriado na sexta ou quinta), eh fácil, mas se programar para um torneio de 7 semanas, jah envolve um planejamento mais apurado.

Podemos ver então que eh necessário equilibrar muitos elementos, seja para promover, seja para participar de um torneio. Então qual eh o caminho a ser seguido? No meu entendimento a solução eh ter o maior número de opções possíveis e que sejam adequadas tanto aos organizadores quanto aos enxadristas, pois os jogadores vão naturalmente participar dos torneios que estiverem de acordo com suas necessidades e disponibilidades. Aqueles que não dispõem de tempo vão encarar com naturalidade um torneio com 1h 3 rod/dia, do mesmo jeito que outros participarão, sem nenhum problema, de torneios de 7 semanas de duração e, quando o calendário permitir, torneios de 3/4/5 dias com controle de tempo igual ou superior de 1h 30min. O importante eh ter planejamento para utilizar as datas disponíveis de forma racional e assim atender o MAIOR número de enxadristas. Esse planejamento também deveria priorizar, o máximo possível, os torneios com um controle de tempo generoso, para assim, promover o desenvolvimento dos enxadristas fluminenses, cuja qualidade de jogo tem sido afetada pela nova realidade do controle de tempo no Estado.

3 comentários:

Romildo Carvalho disse...

BOa matéria!!!

Romildo Carvalho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Romildo Carvalho disse...

Olá!!!
mostre para seus leitores, um site onde quem quiser, pode baixar bons livros de xadrez!
"ajedrez,mi passion"
Outro site maneiro de estudo de xadrez e afins.
"spragget on chess"!!!
"chesstempo"..para estudo de tatica, e lá a cada soluçâo de exercicios ganha-se rating, muito bom mesmo!!