terça-feira, 20 de março de 2012

33 - Match Anand-Gelfand

Com a proximidade do match entre Anand e Gelfand, resolvi escrever este post para que os leitores entendessem um pouco mais da dinâmica dos fatos.
 

Ciclo 2011-2013 pelo título de Campeão Mundial de Xadrez
A situação um pouco que estranha da disputa do título máximo do Xadrez estah se fechando. Devido a ruptura que ocorreu em 1995 entre Kasparov e Short contra a FIDE, soh em 2013 o imblógio formado finalmente se encerrarah.
O campeão mundial de xadrez hoje eh o indiano Viswanathan Anand que ganhou o título em 2007, no Campeonato Mundial de Xadrez (não confudir com a Copa Mundial de Xadrez) e jah o defendeu em 2008, contra Vladimir Kramnik e em 2010, contra Veselin Topalov. Ambos receberam a oportunidade de pular etapas do Torneio de Candidatos, como compensação pela unificação do título em 2006. A próxima defesa do título ocorrerah em maio de 2012, em Moscou, onde o desafiante serah o israelense Boris Gelfand, que foi o vencedor do Torneio de Candidatos de 2011.
Agora que estah chegando o momento em que todos os ajustes e concessões chegarão ao fim, as regras para o encerramento deste ciclo jah estão definidas.
Na tabela abaixo estah o formato que definirah o circuito até 2013:

Ano
                                  Evento
  Local - data
2012
Match Anand-Gelfand (12 partidas)
        Moscou 
      10 a 31 maio



2012
Torneio de Candidatos (double round robin):
    1. Peter Svidler (1º WCC)
    2. Alexander Grichuk (2º WCC)
    3. Vassily Ivanchuk (3º WCC)
    4. Perdedor match Anand-Gelfand
    5. Os 3 maiores rating pela média das listas entre julho de 2011 e janeiro de 2012: Magnus Calsen, Levon Aronian e Vladimir Kramnik
    6. Um jogador determinado pela organização com rating > 2700:  Teimour Radjabov
    7. Reservas, definidos pela média de rating: Sergey Karkajin e Veselin Topalov

       



Londres          23/outubro                    a                  13/novembro
2013
Match Vencedor Anand-Gelfand vs Vencedor Torneio de Candidatos
         India (?)

Os dois enxadristas, Anand e Gelfand, nos últimos torneios oficiais que tem participado, parecem confirmar a estória de que as vésperas da disputa pelo título os participantes apresentam um xadrez em um nível muito abaixo do esperado, provavelmente como resultado de uma grande tensão pré-jogo mais o fato de não querer mostrar o jogo.

O formato para escolha do desafiante e o período que o campeão manterah o título, após 2013, ainda serah definido pela FIDE.
Sinceramente, acho que a disputa pelo título deveria ocorrer dentro de um ciclo de 3 anos (2013 define o campeão, em 2014/15 define o desafiante e em 2016 ocorre a disputa pelo título), pois assim, permitiria ao campeão de usufruir da sua conquista como também promover a escolha do desafiante, de maneira ordenada. Quanto a forma de definir o desafiante, acho a ideia de ter um torneio de candidatos muito boa com o preenchimento das vagas através de média de rating e torneios específicos, uma forma de fazer com que aqueles que realmente querem disputar título, se dediquem ao máximo.
.

Nenhum comentário: