terça-feira, 6 de março de 2012

28 - Sugestão de leitura

 
Quando eu idealizei o blog Xadrez Vivo, eu pretendia informar sobre xadrez (torneios, eventos, assuntos técnicos,etc), como também alguns assuntos gerais. Informações que de alguma forma possa ser útil ou ateh que apenas seja engraçada, pois rir também eh benéfico.
Sendo assim, estou colocando a primeira sugestão de leitura do blog. Para ter coerência, soh vou sugerir aquilo que eu jah tenha lido.
A leitura eh uma ação que traz incontáveis benefícios ao ser humano, pois abre os horizontes, instiga a imaginação, coloca luz nas trevas. Antes da internet, era provavelmente a segunda coisa mais odiada pelos ditadores e sistemas que tolhiam a liberdade ( a primeira eram as pessoas).
Nesta postagem eu recomendo 2 livros que soh pela capa jah indica qual eh o seu ideal:

. .

 Os livros são Freakonomics e Super Freakonomics do economista Steven D Levitt e do jornalista Stephen J Dubner. Através de uma leitura agradável e fácil, os autores mostram que nossas ideias podem ter um fundamento falso apesar de que sua aparência indique outra coisa. Com capítulos cujos títulos são O que os professores e os lutadores de sumô têm em comum?, Por que os traficantes continuam morando com as mães?, passando por Por que os homens-bomba devem adquirir seguro de vida?, os autores demonstram que com a ferramenta de análise certa, eh possível ver através da névoa e entender o real significado dos fatos, contrariando o famoso "senso comum". Isso pode ateh lembrar um certo jogo de tabuleiro...
Lembro perfeitamente de que quando li o primeiro livro, e isso foi a 6 anos atrás, como a minha percepção sobre a informação ser um item tão valioso ( isso também aparece no capítulo Em que a Ku Klux Klan se parece com um grupo de corretores de imóveis?) foi reforçada.  Digo reforçada porque não eh segredo para ninguém de que ter a informação representa uma grande vantagem, mas o que realmente importa eh saber interpretar a informação que você possui. Imagine se um papiro escrito em aramaico antigo e que descrevesse a localização das minas do Rei Salomão estivesse de sua posse, o que você faria com isso?
Os autores também possuem um blog, Freakonomics (em ingês), onde constatemente colocam temas que contrariam nossa noção comum ( por exemplo, lah eles explicam porque quando funcionários da Coca-Cola tentaram vender a fórmula para a Pepsi, o que eles fizeram foi avisar a Coca).

Sugestão de leitura serah uma postagem mensal que publicarei sempre na primeira semana de cada mês.

Nenhum comentário: