segunda-feira, 28 de maio de 2012

42 - Impressões da Europa - 2ª parte

Continuando meu breve resumo do que vi e senti, durante minha estadia em Portugal e Espanha.

  1.  Madri - Eu não conhecia a capital da Espanha, mas tive uma boa impressão. Os preços lah eram um pouco mais salgados do que em Portugal. O ambiente eh muito mais dinâmico do que eh visto em terras portuguesas e isso se reflete de várias formas, pois lah, a noite acaba muito tarde (teve um dia que eu estava a 01:00 da manhã no McDonald´s usando a internet). Tive a sorte de pegar as festividades de São Isidro e posso testemunhar que foi muito bonito, com uma queima de fogos acompanhada de música no Parque do Retiro muito bem feita. Um detalhe estranho foi que os banheiros do parque foram fechados e não havia banheiros químicos disponíveis, um fato que nem aqui seria tolerado. Na cidade também pude ver algo que por aqui praticamente não existe mais, que foi os cinemas na rua. O conceito de shopping nestes países eh muito distante do nosso  (fato muito compreensível, pois um do motivos do shoppings terem se proliferado por aqui, foi devido a segurança e esse não eh um fator preocupante para eles), o que permite a manutenção dos cinemas nas ruas.
  2. Barcelona - A cidade eh um lugar espetacular, onde você encontra pessoas de todo mundo (nem vou falar de brasileiro que eu encontrei em grande quantidade). A mistura do espírito da cidade com as pessoas cria um ambiente super agradável que te faz sentir em casa. Algumas obras foram feitas na zona portuária e que ficaram simplesmente demais!! Um conjunto de salas de cinema, restaurantes, shopping e mais um teleférico deram uma vida extra a cidade e somando-se ao legado olímpico me faz dizer que eh realmente um lugar em que se pode ir várias vezes sem ser monótono. A arquitetura da cidade segue um padrão que deixa a todos num estado de tranquilidade e nostalgia muito salutar e juntando-se a isso os parque e monumentos, posso afirmar que não tem como se deixar envolver. Como aqui e em Madri eu praticamente não parei no hotel, não pude acompanhar o noticiário, mas lia os jornais e percebia que a situação deles, assim como Portugal era crítica (nesse período, os espanhóis descobriram que o 4º maior banco do país estava descoberto, tendo sido necessário nacionalizá-lo).
Considerações finais - Alguns fatos que constatei durante a viagem:
  1. Sensação de segurança - Eh algo quase indescritível. A tranquilidade de poder andar a qualquer hora do dia com minha máquina fotográfica (um modelo profissional) sem ter que me preocupar eh um motivo de muita inveja dos europeus. Mesmo com o ambiente econômico muito ruim, a situação da criminalidade não se compara a nossa. Isso eh uma conjunção de vários fatores (educação, justiça efetiva, etc). A presença ostensiva da polícia também colabora para a manutenção de um ambiente calmo e ordeiro.
  2. Inveja do Brasil - O bom momento pelo qual estamos passando e mais a grande quantidade de brasileiros nesses lugares com certeza passa a ideia de que aqui eh o paraíso do trabalho e isso fez com que eu ouvisse constantemente a vontade de portugueses e espanhóis de vir para o Brasil. O funcionário do hotel no Porto fez um verdadeiro interrogatório para saber como andava o mercado de trabalho no setor hoteleiro brasileiro. Ateh os guardas da Aduana de Barcelona perguntaram se poderiam arrumar emprego na polícia aqui no país! As portuguesas soh falavam em vir ao Rio para ficar no calçadão e apreciar a paisagem (leia-se os homens sarados correndo na praia, rs), sendo isso, um reflexo da grande quantidade de novelas brasileiras que passam na TV portuguesa.
  3. Dificuldade de se adequar a nova realidade - Sempre que eu faço essas viagens, eu gosto de percorrer os locais à noite, porque as cidades tem uma fisionomia muito diferente do que apresentam durante o dia. Na cidade do Porto, quando voltava para o hotel, puder ver na Rua de Santa Catarina que possui lojas refinadas, 2 grupos de voluntários fornecendo sopa. Como fui e voltei pela rua, eu jah tinha visto o pessoal reunido, esperando os voluntários. Era um pessoal bem arrumado e em nada aparentava precisar de ajuda, mas quando passei novamente ateh me surpreendi com a cena. Somando-se a isso, lembrei-me do comentário que um vendedor (português nascido em Bangladesh!) fez em Lisboa, de que os portugueses "aparecem bem vestidos, mas não tem comida na mesa". O povo português parece não ter se adequado a nova conjuntura e reluta em se adaptar ao fato de que seu poder econômico decaiu. Insite em manter um padrão de vida que não condiz com os novos tempos ("lojas de 1,99" que vendiam produtos de baixa qualidade não conseguiram se manter no mercado). A classe política também não ajuda muito, sendo que o Primeiro-ministro português conseguiu emitir a pérola de que  o desemprego não tem de ser encarado como negativo e pode ser "uma oportunidade para mudar de vida". Sinceramente eu ateh entendo o que ele quis dizer, mas falar isso, num cenário tenebroso como o país estah passando, demonstrou uma certa insensibilidade, pois uma coisa eh a pessoa ficar desempregada em um ambiente que tenha dinamismo e crescimento e eh totalmente diferente quando o cenário eh de crise e estagnação.
  4. Bomba-relógio - Nos dois países eu constatei uma grande quantidade de fumantes em um cenário oposto ao nosso. Clima frio, grande ansiedade, cultura, tudo favorece o tabagismo por lah. Com isso, no futuro, os gastos de saúde serão elevados. Some-se a esse fato, um baixo crescimento populacional (em Portugal cheguei a ouvir no rádio do carro um comentarista prevendo um futuro sombrio para o país nesse assunto e posso atestar que quase não vi mulheres grávidas, apesar de ter andado muito pelas cidades que passei). Juntando tudo isso, podemos esperar mais um fator de preocupação para esses países. Realmente, baixo crescimento econômico aliado a outros fatores, cria uma espiral negativa que soh empurra as pessoas e países para uma realidade amarga.
.


Um comentário:

Marina Leonor disse...

Estive lá há alguns meses e são dois país que o Brasil pode seguir como exemplo em desenvolvimento econômico e social. E crises são oportunidades de superação de dificuldades e problemas e são a chave para o surgimento de mentes criativas, produtivas e capazes de superar cenários e climas problemáticos. Esta crise econômica mundial deve ser solucionada de modo geral e particular..........